Pela primeira vez, as primas Bianca e Jéssica, de 10 anos, tiveram contato com atletas. Alunas da Escola Municipal Professor Hélio dos Santos Neves, no Residencial Novo Horizonte, elas participaram na tarde de ontem do projeto “Futsal na Escola: Um sonho olímpico começa aqui”, realizado pela equipe Sub-20 Grêmio Mogiano/Smel, que representa a cidade em competições oficiais. A atividade aconteceu no Clube Vila Santista, um dos integrantes do projeto “Sanção Premial”.

Esta é a segunda escola visitada pela equipe em 2011. O projeto idealizado pelo coordenador da equipe, Amós Martins, possibilita o contato das crianças com os atletas, estimulando os sonhos dos pequenos e contribuindo para a formação dos jogadores. “Começamos o projeto em 2009 e a cada encontro vemos a troca entre os jogadores e as crianças. É uma experiência rica para todos”, disse. A coordenadora de projetos esportivos da Secretaria Municipal de Educação, Ana Maria Tertuliano Américo, prestigiou a atividade e destacou a importância do esporte na vida das crianças.

Assim, como as primas Bianca e Jéssica, este foi o primeiro contato que as mais de 70 crianças, que estiveram no Clube Vila Santista ontem, tiveram com um atleta. Elas aprenderam alguns fundamentos e disputaram uma partida com a equipe. “Como eles moram bem afastados do centro, esta é uma oportunidade para perceberem que é real o que eles só vêem pela televisão e que eles também podem se tornar futuros atletas”, comentou a professora de Educação Física da unidade, Mayra Lourenço.

O Clube Vila Santista é um dos clubes participantes do programa Sanção Premial, em que os clubes abrem as portas para alunos de escolas municipais e em contrapartida recebem descontos no IPTU. No local, as crianças do Residencial Novo Horizonte praticam futsal e outras modalidades esportivas desde o ano passado, quando a escola passou a fazer parte do programa “Escola de Tempo Integral”.

Publicado por: Mogi News
Em: 04/03/2011