O Centro Educacional Jabuti (Ceja) atende 50 crianças, de 1 a 5 anos, em período integral (pré-escola), no Mogi Moderno, e outras 130, de 6 a 16 anos, em regime de Jornada Ampliada, em Jundiapeba. No total, são 180 crianças e adolescentes e suas famílias, que são orientadas e encaminhadas para os órgãos públicos quando necessário. Dos jovens atendidos em Jundiapeba, 70 pertencem ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Para 2011, há muitas novidades, como a mudança da escolinha para o prédio da Prefeitura, com instalações desenhadas para receber os baixinhos e que permitirão mais que dobrar o atendimento, passando de 50 para 110, além da melhoria das instalações em Jundiapeba com a construção de uma miniquadra de esportes.

As atividades na escola infantil seguem o determinado pela Secretaria de Educação de Mogi. Já no que se refere aos trabalhos conduzidos na Jornada Ampliada, estes se dividem em oficinas diversas, como de música, pintura e desenho, bem como os trabalhos de corpo e esportes. “São atividades lúdicas, sempre visando a ampliar o universo cultural dos beneficiados no intuito de torná-los cidadãos no sentido amplo da palavra”, informa o presidente da entidade, Valter Estevão Eitler.

De acordo com ele, para se tornar um beneficiado, basta procurar a instituição, fazer a inscrição e aguardar vaga: “Dependendo do caso, o atendimento pode ser imediato”.

Ele informa, ainda, que não há nenhum custo para os assistidos, ou seja, a entidade atende gratuitamente e a preferência é para o público mais carente. Todas as crianças fazem, no mínimo, duas refeições na entidade.

A equipe do Ceja é composta por 16 funcionários, sendo sete de nível superior. Toda a diretoria e os conselhos fiscal e consultivo é de voluntários. Há também outros voluntários e oficinas pagas, além de parcerias com as equipes de odontologia e enfermagem de uma universidade do município e de um grupo que ministra aulas de taekwondo. O restante é formado pela orientadora pedagógica, assistente social, administradora geral, cozinheiras e assistentes gerais.

Publicado por: Mogi News
Em: 06/03/2011