O projeto cultural “Na leitura o bicho pega” do pedagogo e escritor, Sérgio Lowchinovscy, patrocinado pela Logística JSL S/A (novo nome da Julio Simões Logística), será realizado pela Editora Adonis nas escolas municipais de Itaquaquecetuba a partir de abril deste ano. O lançamento oficial foi ontem na Secretaria de Promoção Social do município.

Pelo projeto serão distribuídos cerca de 11 mil livros de literatura infantil e jogos interativos à rede pública de ensino do município contemplado. O término previsto para o projeto será junho de 2011. “Será prazeroso trabalhar neste projeto, pois o mesmo visa trazer, de forma lúdica, um contato com livros de qualidade e jogos interessantes aos pequenos alunos”, comentou o coordenador do projeto, pela Editora Adonis, Anderson Brongna. A iniciativa tem produção cultural da produtora 3marias, apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) e agenciamento de LS Nogueira (Captação de Incentivos Fiscais).

De acordo com o pedagogo e proponente, a iniciativa contará com a parceria da Secretaria de Educação do município, que auxiliará na disseminação deste incentivo à aquisição da leitura às crianças. Assim, serão distribuídos, para mais de 2.500 crianças, kits especiais contendo cinco livros infantis (paradidáticos) e dois jogos interativos. “É mais do que um material complementar, principalmente para alunos em fase de alfabetização, porque, a coleção diverte enquanto incentiva e melhora a habilidade de ler, construir palavras e interpretar textos”, explicou o proponente.

Os kits distribuídos oferecerão – a cada criança – os títulos assinados pelo escritor Sérgio Lowchinovscy: “O Jaboti e a Bota”, “O Futebol dos Bichos”, “A Criação do Mico-leão-dourado”, “Bolinhas de Sapão” e “Vaga-lume Vermelhão”, e mais dois jogos interativos (o caderno de atividades “Junta Palavras” e as cartas “Pega Bicho”). Todas as histórias têm como personagens principais animais da fauna brasileira e são apresentadas em versos e rimas “… para facilitar a leitura e interpretação dos textos, além de despertar, ainda mais, a curiosidade e simpatia das crianças pelo material oferecido”, acrescentou o escritor. O proponente e e scritor visitará as escolas contempladas no projeto para num bate-papo informal com alunos e educadores cuja intenção é permitir que ambos tenham acesso direto ao mundo da Literatura Infantil e possam compartilhar novas experiências. “É muito importante para as crianças terem esse contato com quem faz os livros, saber mais sobre o processo de criação das histórias e perceber que este universo maravilhoso está muito mais próximo delas do que imaginam”, completou Sérgio.

Serviço
A Secretaria de Promoção Social de Itaquaquecetuba está localizada na Rua João Barbosa de Moraes, n° 306, Vila Zeferina.