A mogiana Aine Dalete Figueiredo Schmidt não teve muita sorte em sua estreia pela Seleção Brasileira sub-17 em solo europeu. A judoca do Palmeiras/Mogi acabou derrotada ontem logo em sua primeira luta na categoria até 70 quilos e foi eliminada do Torneio Internacional de Thuringia, na Alemanha. Mas amanhã a atleta do técnico Paulino Namie já embarca para Portugal onde disputa o European Cup, em Coimbra.

Em sua estreia no Velho Continente, Aine Dalete subiu ao tatame para enfrentar uma judoca alemã em uma categoria acima, no sub-20. A mogiana até começou bem a sua participação, mas levou uma chave de braço, não conseguiu reverter o combate e perdeu a chance de conquistar sua primeira medalha com as cores do Brasil.

O próximo compromisso da atleta de apenas 15 anos será em Coimbra, Portugal. Lá, ela deve enfrentar as mesmas adversárias do torneio em Thuringia, vindas de Japão, Coréia do Sul, Estados Unidos, Cuba e outros países da Europa.

A excursão para o Velho Continente faz parte da programação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) com o objetivo de preparar os brasileiros para os principais desafios da temporada 2011, como o Campeonato Brasileiro e o Mundial, em Kiev, na Ucrânia.

Antes da ida para a Europa, a equipe do Brasil fez quatro dias de concentração e treinos técnicos na colônia de férias do Sindicato dos Propagandistas Vendedores de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo, em Atibaia, interior de São Paulo.

Este é o início da transição de Aine da categoria pré-juvenil para a juvenil. Logo em sua estreia no sub-17, a judoca treinada pelo técnico Paulino Namie conquistou o título da seletiva nacional da Seleção Brasileira, realizada em Taguatinga, no Distrito Federal, no mês passado. Ela disputou seis lutas e venceu todas contra judocas de outros estados brasileiros.

Integrante da Seleção Brasileira, a mogiana tem todas as despesas pagas pela CBJ. Aine conta ainda com o apoio da Helbor Empreendimentos, Firmauto Multimarcas, S.Stein e Colégio Joana D’Arc.

Publicado por: O Diário de Mogi
Em: 20/03/2011
Por: Thiago Campos