Duas novas creches serão inauguradas em Mogi das Cruzes nos próximos dias. Na sexta-feira, será entregue o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professor Osmiraldo da Silveira, na Vila Cléo. No sábado, é a vez do Ceim Professora Lourdes Guerra de Campos, na Vila Natal, ser inaugurado.

Com as 19 novas creches do pacote construídas, a expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que 2,5 mil crianças sejam atendidas na cidade.
Na creche da Vila Cléo, a obra está na fase final, faltam apenas alguns detalhes. Os últimos ajustes e a manutenção da via estavam sendo feitos ontem. “Na creche da Vila Cléo, estão sendo tomadas as últimas providências, como a instalação de alarme. A da Vila Natal também está na etapa de acabamento final, fazendo a limpeza e esperando a montagem das mobílias, o que deve acontecer até sexta-feira”, disse o secretário municipal de Obras, Walter Zago.

A secretária de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle, informou que serão 120 crianças atendidas na creche da Vila Cléo e mais 220 na da Vila Natal. Os dois empreendimentos contam com estruturas semelhantes. “Temos em todas as creches salas de aula, cozinha, cantinho da leitura, playground, pátio, área administrativa, entre outros espaços”. As crianças atendidas pelas instituições têm até 5 anos.

A previsão é de que mais 12 centros sejam entregues até o fim deste ano. “Essas estão em construção e devem ser entregues no segundo semestre. As oito que faltam para completar o pacote já estão em processo de planejamento”, contou Maria Geny. Ela ressaltou a importância que o acesso a essas creches tem para a população do município. “A Prefeitura busca oferecer educação para todos os mogianos. Já universalizamos o ensino fundamental para os alunos de 4 a 5 anos. Cerca de 95% dessas crianças já estão na escola. Agora, falta garantir a universalização para as crianças de até 3 anos”.

A secretária afirmou que, quando os investimentos são feitos na área da educação, o município tem muito a ganhar: “Normalmente, a educação é um fator levado em conta quando se trata de eleger os melhores lugares para se viver. O grau de educação também é avaliado para as empresas se instalarem nos municípios. Isso favorece os investimentos”.

As inaugurações das creches vão contar com a presença do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) e de outras autoridades. A abertura da creche Osmiraldo Silveira será às 16 horas. A unidade da Vila Natal será entregue a partir das 11 horas.

Publicado por: Mogi News
Em: 23/03/2011
Por: Luana Nogueira