Para entender o papel da política nos municípios, os alunos da Guarda Mirim de Suzano participaram ontem da 7ª edição do Projeto Voto Consciente. A iniciativa simula uma campanha eleitoral e faz com que os jovens vivenciem a experiência de elaborar melhorias para a cidade e defendê-las em debates, conquistando o voto do eleitorado. Divididos em “coligações”, eles se candidataram aos cargos de prefeito, vice e vereador. Os eleitos serão diplomados na Câmara de Suzano, no próximo dia 9 de abril.

Cerca de 200 alunos participaram da eleição e 24 entraram na disputa, que consagrou as alunas da Coligação “Plantando o Futuro”: Tamires, como prefeita, e Letícia como vice. Renata Diniz, de 15 anos, conquistou uma das quatro vagas a vereador do projeto Voto Consciente. A jovem teve como bandeira de sua campanha os problemas no transporte coletivo de Suzano. “Muitos amigos meus que estudam na Guarda Mirim moram longe. Eles contam que o ônibus demora até duas horas para passar e quase o mesmo tempo para chegar ao destino. Eu defendi que essa situação teria que mudar e que a passagem deveria voltar a custar R$ 2”, disse ela, já assumindo o papel que, em tese, é criar projetos em benefício de melhores condições de vida para os munícipes.

Os jovens que participaram desta edição do projeto terão 16 anos de idade em 2012, idade mínina para votar nas eleições municipais. Renata diz que os colegas passaram a falar mais de assuntos que envolvem política. “Eu não me interessava por isso. Mas, agora, meus amigos trocam muitas ideias sobre o assunto. Os projetos que eles apresentaram tem potencial de melhorar a cidade”, avaliou.

Para colaborar com o envolvimento desses jovens na área política, o cientista político Humberto Dantas esteve na Guarda Mirim de Suzano no último dia 18 e ministrou uma palestra sobre o tema. Segundo a assessoria de Imprensa da instituição, o objetivo da participação do especialista no projeto foi o de inserir os adolescentes nos assuntos relacionados à política e conscientizá-los da importância do processo eleitoral, incluindo essa temática no cotidiano deles.

Publicado por: Diário do Alto Tietê
Em: 26/03/2011
Por: Natália Ramos