A judoca mogiana Aine Dalete Figueiredo Schmidt terminou o European Cup Juniors 2011 na sétima colocação no peso até 70 quilos. Após ser eliminada ainda na primeira fase do Torneio Internacional de Thuringia, na Alemanha, a atleta do Palmeiras/Mogi conseguiu um bom desempenho no tatame de Coimbra, em Portugal. O Brasil ficou com o título por equipes com 17 medalhas, sendo cinco de ouro, quatro de prata e oito de bronze. Portugal foi o segundo e Grã-Bretanha em terceiro.

Aine disputou um total de quatro lutas no tatame português. Todas na categoria juniores (sub-20), uma acima de sua idade, o sub-17. Esta foi à primeira experiência da mogiana com a camisa da Seleção Brasileira no Velho Continente.

A excursão para a Europa faz parte da programação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) com o objetivo de preparar os brasileiros para os principais desafios da temporada 2011, como o Campeonato Brasileiro e o Mundial, em Kiev, na Ucrânia.

Na Alemanha, a mogiana não teve muita sorte e foi eliminada na primeira fase. Mas ela mostrou sua força em Coimbra. Em sua primeira luta, Aine não tomou conhecimento da italiana Ilaria Silveri. Na fase seguinte, no entanto, acabou derrotada para a portuguesa Lina Antunes.

O resultado negativo colocou a atleta de Mogi na repescagem. A judoca comandada pelo técnico Paulino Namie superou a canadense Roxane Plante e depois foi superada pela britânica Amy Livesey. A derrota deixou a mogiana na sétima colocação.

A partir de agora, a Seleção Brasileira de base permanece na Europa para mais uma semana de treinos. A equipe retorna para o Brasil somente na próxima sexta-feira.

Publicado por: O Diário de Mogi
Em: 29/03/2011
Por: Thiago Campos