O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (DEM), inaugurou ontem no bairro da Vila Natal a 19ª creche do pacote de 40 unidades que pretende entregar até o fim de 2012. Durante a solenidade de entrega do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professora Lourdes Guerra de Campos, que custou pouco mais de R$ 1,8 milhão e atenderá 240 crianças com idades entre 4 meses e 5 anos, Bertaiolli afirmou que o padrão de qualidade das creches que a administração está construindo, equipando e inaugurando está tão elevado que, em muitos casos, supera o das unidades particulares.

Anteontem, ao entregar a unidade escolar infantil da Vila Cléo, o prefeito lembrou que moradores de outras cidades e até mães mogianas que podem pagar colégios privados aos filhos teriam tentado matricular seus filhos nos centros educacionais que começaram a ser construídos em 2009 na cidade. Para evitar que crianças de outros municípios tomassem as vagas dos pequenos mogianos que efetivamente precisam do atendimento gratuito, a Prefeitura decidiu criar um cadastro único de vagas.

Na inauguração do Ceim Lourdes Guerra, Bertaiolli voltou a reforçar o compromisso de seu governo com a educação: “Mais que construir prédios, estamos trabalhando para construir gente. Temos mais de 6 mil alunos da rede municipal estudando em período integral e, no fim de 2010, a merenda oferecida pela Prefeitura de Mogi aos alunos foi premiada pelo governo federal como a melhor em todo o Estado de São Paulo. Isso é motivo de orgulho para todos nós”, destacou.

O vice-prefeito José Antônio Cuco Pereira (PSDB), o presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), diversos vereadores, secretários municipais e lideranças da sociedade civil participaram do evento, que reuniu cerca de 300 pessoas. A secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle, destacou que a creche da Vila Natal é a maior entre todas as unidades inauguradas pelo governo de Mogi. Ela ressaltou que 120 das 240 vagas serão destinadas aos filhos de funcionários da Prefeitura e da Câmara. A outra metade está reservada para os filhos de moradores do bairro.

Gestão
Ao contrário da maioria dos Centros de Educação Infantil implantados na cidade, a Lourdes Guerra será gerenciada diretamente pela Secretaria de Educação. As demais são administradas por entidades ligadas às igrejas católicas ou evangélicas. A funcionária pública e mãe de três filhos (gêmeos que nasceram prematuros de sete meses e hoje estão com 3 anos de idade) Adriana Regina Nogueira agradeceu o investimento da Prefeitura em nome das outras mães: “Aqui, os nossos filhos se sentirão em casa”, observou.

Antes de deixar o local, o prefeito de Mogi confirmou que estará amanhã na Secretaria de Estado da Habitação para assinar convênio para a transferência à Pefeitura de um terreno que fica no distrito de César de Souza e que hoje pertence à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). “Nessa área, vamos construir mais uma creche”, prometeu Bertaiolli.

Publicado por: Mogi News
Em: 27/03/2011
Por: Bras Santos