Com o objetivo de formar atletas e dar oportunidade para que os alunos das escolinhas do município ganhem experiência no meio esportivo, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, passou a ter equipes na disputa do Campeonato Paulista de Basquete, nas categorias pré-mini (sub-12) e mini (sub-13). Este é o primeiro ano em que cidade é representada pela modalidade nas categorias iniciais do estadual.

O diretor de basquete de Suzano, Carlos Alberto Santini, explica que neste primeiro momento os resultados não são o mais importante. Segundo ele, o objetivo é o de formar os atletas, fazendo com que eles se acostumem à rotina de treinamentos e à dedicação necessária para a disputa de competições oficiais.

Além disso, Santini diz que o trabalho que está sendo desenvolvido permitirá que a cada ano a cidade passe a ser representada por uma nova equipe. “Todo ano eles são obrigados a subir de categoria, então nossa intenção é montar a equipe para disputar a categoria superior e aproveitar os alunos das escolinhas para completar as demais equipes que já estão disputando competições”, explicou. “Assim teremos melhores condições, em um futuro próximo, de montar um time principal aproveitando os atletas revelados no município”, completou.

De acordo com o diretor, enquanto nas escolinhas os alunos fazem a iniciação ao esporte e aprendem os fundamentos básicos da modalidade, no treinamento eles passam pelo aprimoramento e iniciam treinos específicos da parte tática.

A estreia das equipes de Suzano em casa pelo estadual será no próximo domingo (3/4) contra o Metodista/São Bernardo do Campo. Os jogos serão realizados no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão (rua Barão de Jaceguai, 375 – Centro). O time sub-mini entra em quadra a partir das 9h, enquanto o mini joga logo em seguida, às 10h30. A entrada é gratuita.