A partir deste ano as crianças de Suzano passam a ter a oportunidade de praticar e conhecer melhor o kendô, tradicional arte marcial japonesa desenvolvida a partir dos ensinamentos dos samurais. As aulas são gratuitas e realizadas às segundas, quintas e sextas-feiras no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão, em diferentes horários.

Este é o primeiro ano em que a administração municipal cria um departamento para representar a modalidade no município. O objetivo da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, que incluiu o kendô nas escolinhas oferecidas por meio do projeto Crianças de Ouro, é o de revelar novos talentos e também promover o resgate da cultura da modalidade, que tem sua origem no país diretamente relacionada com a história de Suzano –aqui se encontra em funcionamento a mais antiga academia brasileira desta arte marcial.

“Temos uma tradição muito grande em Suzano e por isso queremos contribuir para que o kendô seja ainda mais valorizado. Com as escolinhas nós daremos oportunidade para muitas crianças que dificilmente teriam contato com a modalidade e, quem sabe, não revelamos atletas que poderão futuramente até mesmo integrar as associações que representam muito bem a modalidade em nossa cidade”, afirma o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Fausto Pizzolato.

Treinamento
Além de trabalhar a parte motora e o condicionamento físico, como diversas outras modalidades esportivas, o kendô ainda alia questões relacionadas à formação do caráter, com foco na ética, disciplina e respeito. De acordo com o professor Luis Claudio Rocha Guillaumond (sensei 5º dan), a modalidade visa o aprimoramento do corpo, da mente e do espírito, objetivando a harmonia e o equilíbrio das pessoas e dos povos.

“As aulas de kendô, por exemplo, são mais do que trabalhar regras e técnicas desportivas, habilidades físicas e lazer. Configuram-se espaços de aprendizado quanto à postura ética, ao senso de equipe, ao respeito ao adversário e à formação de caráter”, define Guillaumond, que desenvolve o trabalho ao lado da professora Nilva Kyota (sensei 4º dan).

Segundo os responsáveis, o treinamento é constituído em três fases. Inicialmente, o aluno recebe as instruções iniciais, aprendendo a postura, movimentos básicos e as normas disciplinares, sem a necessidade da utilização de trajes específicos. Na segunda fase, o atleta aprende a usar a roupa do kendô, que lhe é cedida, e avança em ensinamentos já com a utilização do shinai (espada de bambu). Na etapa final, a aluno passa para o aprimoramento constante e estará apto a participar dos eventos da modalidade.

Serviço
Os interessados em participar devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, que fica na Rua Barão de Jaceguai, 375, no Centro. O atendimento é feito diariamente das 8 às 17 horas. As datas e horários disponíveis são: segundas-feiras, das 9 às 10 horas e das 18h30 às 20h30; quinta-feira, das 15 às 16 horas e sexta-feira, das 18h30 às 21h30.

No ato da inscrição é necessária a entrega de duas fotos 3×4, cópias do RG ou certidão de nascimento e de um comprovante de endereço no nome do pai ou da mãe do aluno, atestado médico de aptidão para atividade física e autorização do responsável pela criança. Podem participar crianças e jovens que tenho entre seis e 16 anos de idade. Mais informações pelo telefone 4746-1886 ou pelo e-mail sme.kendo@gmail.com

Publicado por: Diário de Suzano
Em: 10/04/2011