Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Suzano estão sem aula. A entidade pretende regularizar até o fim deste mês uma dívida atual de R$ 800 mil com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A primeira paralisação da unidade atinge mais de 140 jovens atendidos pelos serviços pedagógicos da unidade. Caso o problema não seja solucionado durante o prazo estipulado, a suspensão das aulas podem se prolongar ainda mais. Pelo menos foi o que garantiu o presidente da unidade, João Jurandir Simões Júnior, ontem, em reunião com os pais de alunos e funcionários da Apae.

Segundo o presidente, o débito da entidade corresponde ao acumulo de mais de 16 anos. “Precisamos paralisar as atividades pedagógicas para negociarmos o abatimento dos juros e a quebra das multas correspondente à dívida”, explicou. Atualmente a entidade está impossibilitada de firmar qualquer convênio, pois não possui a Certidão Negativa de Débitos (CND).

O problema enfrentado pela Apae pode aumentar ainda mais nos próximos meses. A Secretaria Municipal de Saúde tem convênio firmado com a unidade até o próximo semestre. O contrato garante R$ 7,8 mil mensais, mas sem a CND não será possível realizar a renovação da parceria.

O encontro também teve a participação da ex-administradora da unidade, Wilma Valente Oliveira. Na ocasião ela aproveitou para esclarecer o andamento da dívida durante sua intervenção. “O INSS executou em 1999 a Apae por não ter pagado a parte patronal por dez anos. Mas a Apae não tinha como pagar. Brigamos na Justiça e estamos até hoje buscando solução. Hoje, estamos com um agravo no Tribunal Regional Federal e aguardamos resposta, enquanto isso não acontece a dívida vai aumentando”, apontou Wilma.

A diretoria da Apae decidiu suspender as aulas para tentar estagnar o valor da dívida. “Estou sendo criterioso para não fazer o parcelamento do débito e não honrar depois. Precisamos tornar pagável, pois enquanto a gente não conseguir a renovação dos convênios as atividades estão suspensas”, finalizou Simões Júnior.

Publicado por: Diário de Suzano
Em: 12/04/2011