Luisa Maita se apresenta no dia 14 às 22h30 no Palco 1 do Theatro Vasques

No próximo final de semana, acontece a Virada Cultural Paulista 2011. Diversas atrações em várias cidades do Estado, nos moldes do formato bem sucedido da capital paulista. Em Mogi das Cruzes, haverá mais de 70 atrações e o destaque nacional é a cantora Luisa Maita. Veja a programação completa aqui. Leia abaixo a notícia do lançamento do evento ocorrida ontem a noite, no Ciarte.

A Secretaria Municipal de Cultura espera receber um público de até 60 mil pessoas durante a Virada Cultural Paulista 2011, no próximo final de semana, dias 14 e 15. A previsão supera os 45 mil registrados, no ano passado, no evento que chega à quarta edição. Ao longo de 24 horas, espaços como o Teatro Vasques, Largo do Carmo e Praça Oswaldo Cruz receberão apresentações musicais, teatrais, de artes plásticas, entre outras. Das 70 atrações, 41 são mogianas, havendo ainda um show internacional por conta da banda americana Superchunk, na Avenida Cívica, à meia-noite. Durante o lançamento do evento, ontem, no Teatro Vasques, artistas locais como Cia. Mágicos Intérpretes e Centro de Arte Lílian Gumieiro deram uma prévia do que será apresentado na maratona de atividades.

É na Avenida Cívica que a Administração Municipal estima o maior público: de 25 mil e 30 mil pessoas. O local abrigará, às 19h30, com o show da banda Del Rey, que faz releituras de sucessos do cantor Roberto Carlos, e terá no encerramento os integrantes do Ultraje a Rigor, às 17 horas de domingo.

Segundo o secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, a novidade desta edição é a exibição de filmes no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte). Serão exibidos longas brasileiros, americanos e franceses, além dos melhores curtas do Festival do Minuto de 2010.

A segurança da Virada será feita pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, com efetivo total de 100 agentes. “O esquema de policiamento estará mais reforçado durante a noite, na Praça Oswaldo Cruz, no Largo do Carmo e, principalmente, na Avenida Cívica, devido à maior concentração de pessoas”, garante o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.

Quanto à venda de bebidas alcoólicas, apenas a cerveja será liberada, em copos descartáveis e só pelos ambulantes credenciados pela Prefeitura. Em reunião nesta segunda-feira, um sorteio definirá quais serão os 50 autorizados a trabalharem no evento.

Em relação ao trânsito, a Secretaria Municipal de Transportes irá interditar a Avenida Professor Ismael Alves dos Santos, a partir das 18 horas do dia 14, no sentido Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, que será liberada no final da tarde do dia seguinte. No outro sentido da via, o tráfego não sofrerá interrupções. A Rua São João também será interditada às 17 horas do sábado e a Otto Unger a partir das 22 horas, ambas sendo liberadas na manhã do dia 15. Os agentes da Secretaria orientarão os motoristas.

Não haverá mudança nos itinerários de ônibus e as concessionárias já foram informadas das interdições para programarem os desvios. Mesmo com atrações durante a madrugada, não haverá extensão dos horários das linhas do transporte municipal que, assim como os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), funcionarão normalmente durante o evento.

A Virada Cultural Paulista é uma iniciativa do Governo do Estado, contando com a parceria das prefeituras. Um total de 23 cidades paulistas recebe as atividades neste ano.

Publicado por: Diário de Mogi
Em: 06/05/2011
Por: Renato de Almeida