A prática do bullying será amplamente discutida por professores, advogados, pedagogos, comunicadores e psicólogos na noite de hoje, no auditório do Teatro Manoel Bezerra de Melo, localizado no prédio III, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). O debate chamado “Bullying – assédio moral escolar: visão jurídica e pedagógica” ocorre às 19 horas.

O evento é gratuito e direcionado a professores da rede pública de ensino municipal e estadual, além de profissionais de Direito e acadêmicos. Mais de 150 pessoas devem participar do evento, que contou com inscrições na Diretoria de Ensino de Mogi. O cadastramento também pode ser feito hoje, pouco antes do evento.

O coordenador do Curso de Direito da UMC, doutorando e mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) professor Vitor Monacelli Fachinetti Júnior será o moderador do evento e contou que a ideia de discutir o assunto surgiu a partir de um grupo de estudos chamado “Ensaios jurídicos contemporâneos”. “Este grupo aborda vários temas para publicá-los em artigos científicos. Como o assunto está sendo bastante abordado, decidimos que este é o momento para a discussão”.

Durante o evento, os professores receberão dicas de como lidar com situações de bullying entre os alunos. “Na forma pedagógica, os professores serão orientados a acompanhar os alunos, identificar situações de agressão verbal e física, como tratar o assunto com os pais da criança e lidar tanto com a vítima quanto com o agressor, que também deve ser o foco da preocupação”, explicou.

Também serão considerados os aspectos jurídicos da prática do bullying, como o reforço na lei para impedir e punir a prática. Além de Fachinetti, também serão os moderadores o advogado e professor mestre em Direitos Difusos e Coletivos Walter Vechiato Júnior e a professora e doutora em Comunicação e Semiótica Luci Mendes de Mello Bonini.

Os debatedores serão o advogado e secretário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi Ademir Falque dos Santos, o advogado Laudicir Zamai Júnior e a coordenadora do curso de Pedagogia da UMC, doutora e mestre em psicologia escolar e desenvolvimento humano Tatiana Platzer do Amaral.

Publicado por: Mogi News
Em: 12/05/2011
Por: Jamile Santana