As disputas do cabo de guerra vão fechar a jornada esportiva programada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) no Centro de Atividades (CAT) Nadir Dias de Figueiredo, no Distrito de Braz Cubas, neste final de semana. A competição faz parte da 64ª edição dos Jogos Industriários (Jois), cuja solenidade de abertura será realizada, a partir das 9 horas deste domingo, com o desfile das delegações das empresas participantes. Na programação, ainda a abertura do Torneio Relâmpago Futsal e Voleibol Esporte Escolar, a partir das 10h45.

Além da presença de autoridades de Mogi e Região, a solenidade de abertura ainda terá o acendimento da pira pelo ex-jogador de vôlei Montanaro, a participação de Simone Miyuki Ashiuchi – da empresa Kimberly Clark, que fará o juramento do atleta, e o pronunciamento do responsável estadual pela área de Esportes e Lazer do Sesi.

As disputas do cabo de guerra serão neste domingo, mas estão programados outros confrontos neste sábado, a partir das 8 horas. No Sesi mogiano, a rodada prevê confrontos de futebol de campo (seis jogos), vôlei de areia masculino e feminino (6 partidas) e outros três confrontos de tênis de campo – simples e duplas.

No ano passado, a GM faturou o título do cabo de guerra masculino, seguida por Valtra, Elgin, Petrom e Prada. Já no feminino a vitória foi da Nachi A, com a Elgin em segundo e a Valtra B,em terceiro. A Pradaacabou em quarto, seguida pelas equipes B e C da Mabesa.

Sistema
Mais uma vez, 31 empresas vão tentar tirar a hegemonia da ADC Valtra, campeã do ano passado, com um total de 485 pontos. Maior vencedora do evento organizado pelo Sesi – com 11 títulos consecutivos (1997 a2008), a empresa se recuperou da derrota na temporada 2009 e em 2010 desbancou a então campeã Mabesa, que acabou na segunda colocação, com 380 pontos.

A edição mogiana dos Jois deste ano tem um menor número de empresas em relação ao ano passado, quando 37 se inscreveram para as disputas. Por outro lado, o número de modalidades passou de 20 para 28. Entre as novidades para este ano, modalidades como dança de salão, paintball e futebol de sete, no campo gramado soçaite do Sesi.

A disputa segue nos mesmos moldes dos últimos 63 anos. A previsão é de que os Jois terminem no dia 20 de agosto. A festa da premiação está programada para o dia 31 de agosto.

O evento tem a seqüência de participação em âmbito estadual no basquete, futebol de campo, futsal sênior, máster e feminino, voleibol e vôlei de areia, e interestadual no tênis de mesa, xadrez, atletismo e natação.

Os campeões de cada região garantem vaga nos Jogos do Sesi Região Sudeste. Os melhores classificados entre as cinco Regiões do Brasil (sul, sudeste, centro-oeste, norte, nordeste) são convidados para os Jogos Nacionais do Sesi.

Publicado por: O Diário de Mogi
Em: 13/05/2011
Por: Gerson Lourenço