A Associação de Bairro do Jardim Piatã I e II desenvolve diversas atividades e oferece serviços para os moradores. Um dos projetos que auxilia as pessoas é o “Jovem Mogiano”, que capacita os adolescentes e também contribui para eles conseguirem o primeiro emprego.

Nesse programa, os alunos têm noções de administração, informática e comportamento no mercado de trabalho. “Esse curso tem a duração de um ano. É feito em um horário diferente da escola para que os alunos possam conciliar.

eles saem da escola e vêm para o curso, o que também os tira da rua”, explicou a presidente da entidade Maria de Lourdes de Torres, 55 anos, que cuida do local há 17 anos.

Ela informou que esse ano as vagas aumentaram. “São 50 jovens ao todo. Quando eles terminam o curso, já podem colocá-lo no currículo e procurar um emprego”, acrescentou.

Além das aulas ministradas pelos professores, são oferecidas oficinas como a de panificação. “Temos informática, higiene e saúde, contabilidade e artesanato. Até o término do curso, uma ajuda de custo no valor de R$ 80 é distribuída para os jovens participantes”, explicou Maria de Lourdes. Ela contou que a procura pelas vagas do curso é grande.

A estudante Paloma Alves de Oliveira, 15, participa do projeto e diz que ele é uma boa oportunidade para conquistar o primeiro emprego. “Estou cursando o segundo ano e os cursos vão abrir muitas portas para mim”, ressaltou.

Nas próximas semanas, os alunos que frequentam as atividades do programa vão participar de uma capacitação de educação ambiental. “Trata-se de uma interação entre a escola e a comunidade. As crianças também se espelham no exemplo dos primos e irmãos mais velhos que participam do projeto. Isso é muito importante para a socialização”, afirmou Andrea Marinho, 35, diretora da Escola Municipal Professora Cleonice Feliciano.

Publicado por: Mogi News
Em: 14/05/2011
Por: Luana Nogueira