Com o objetivo de integrar a comunidade aos trabalhos educacionais desenvolvidos pelos alunos, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Suzano realizou ontem a segunda edição do “Etec Ativa – Casa Aberta”. O evento proporcionou aos moradores da região do Jardim Colorado prestação de serviços de saúde, educação e lazer gratuitos. As salas de aula foram abertas e a população pôde obter detalhes dos sete cursos oferecidos na unidade.

Entre os serviços, a população teve a oportunidade de realizar a auriculoterapia – tratamento da medicina alternativa que cuida do corpo por meio da orelha. O aferimento da pressão arterial também estava disponível, assim como o teste visual e a terapia de Reeducação Postural Global (RPG). Durante todo o dia de ontem, advogados realizaram orientação jurídica. Já a área de lazer atraiu jovens da comunidade e os próprios alunos para pinturas faciais e esculturas com balões, unhas artísticas e para as oficinas de música e dobraduras.

Uma das alternativas que também chamou a atenção do público foi o projeto de consciência ambiental realizado pelos alunos do segundo ano de Administração. Por meio de uma paródia musical e fantasiados de pilhas, eles explicaram aos presentes a importância de assuntos acerca da sustentabilidade.

De acordo com a diretora da Etec de Suzano, Sônia Yamashita de Campos Lima, as atividades aproximam a população da Etec. Para ela, isso traz as pessoas para a realidade da escola, mostrando que um ensino técnico de qualidade é possível para todos. “A localização da escola nos deixa muito isolados e as pessoas acabam não conhecendo o trabalho. Com essas ações, podemos trazê-las um pouco para o nosso trabalho”, disse Sônia.

Publicado por: Diário do Alto Tietê
Em: 15/05/2011
Por: Natália Ramos