O Conselho Municipal de Segurança e Defesa Social (Comsedes) estuda a implantação de duas leis municipais para disciplinar o funcionamento de lan houses e impedir a instalação de máquinas caça-níqueis em estabelecimentos de Suzano. As medidas ainda estão sendo discutidas pelo conselho.

Em reunião na Escola Estadual Luiz Bianconi realizada ontem o conselho discutiu a criação das leis. O assunto deve avançar nos próximos encontros. “Deliberamos na reunião a criação ou ajuste da legislação sobre as máquinas caça-níqueis em estabelecimentos e as lan houses. As demandas já podem avançar”, disse o secretário de Defesa Social e Prevenção à Violência de Suzano, Hamilton Luiz da Silva.

As lan houses da cidade funcionam sem nenhum controle. “Elas trabalham sem disciplina. Algumas chegam a funcionar 24 horas por dia sem nenhum controle nos serviços fornecidos. São jogos violentos, sites impróprios. Não existe um controle para que haja a utilização de forma correta”, afirmou o secretário. Algumas lan houses chegam a abrir durante a madrugada nos fins de semana. Os usuários conhecem a ação como ‘corujão’.

Os membros do Comsedes também estudam uma lei voltada ao controle das máquinas caça-níqueis. “Ajustaremos a legislação para tornar mais eficiente o controle dessas máquinas no município. A ideia é que essas máquinas possam ser utilizadas em projetos de inclusão digital”, explicou Silva. Segundo ele, o equipamento precisa ser retirado de circulação imediatamente. “A máquina é apreendida, mas ainda fica depositada no estabelecimento do comerciante”, completou.

A implantação das leis será discuta novamente na próxima reunião do Comsedes. Até então, só existe um estudo voltado ao ajuste da legislação municipal.

Publicado por: Diário de Suzano
Em: 26/05/2011