A Secretaria de Estado da Saúde está com inscrições abertas para os estudantes universitários interessados em participar do programa “Jovens Acolhedores” em hospitais estaduais. Do total de 817 bolsas, 12 são para a região, lembrando que não há necessidade de o universitário estar matriculado na área da saúde. Para participar, os candidatos devem ser alunos de qualquer faculdade conveniada com a Secretaria, lembrando que as inscrições vão até amanhã, devendo ser feita através do site http://www.jovensacolhedores.saude.sp.gov.br.

Ao realizar a inscrição, o estudante passará por um processo de seleção. A primeira etapa será um sorteio eletrônico, realizado no próximo dia 14, às 17 horas. A relação será publicada no site do projeto, além disso, o estudante receberá um e-mail e também um torpedo SMS (para os que derem autorização). Após este procedimento, os candidatos passarão por um treinamento específico.

Dentre as atividades exercidas pelos jovens está o primeiro contato com os pacientes que chegam aos hospitais. O treinamento é feito para que eles saibam como amparar estas pessoas e seus acompanhantes. “É ele quem vai dar o encaminhamento e fornecerá as informações necessárias”, frisa Neil Boarett, coordenador do projeto.

Segundo ele, o benefício da atuação do jovem é a bolsa de estudo no valor da mensalidade. A Secretaria de Estado da Saúde arcará com R$ 350, sendo que o restante ficará a cargo da própria instituição de ensino, não tendo nenhum critério socioeconômico para ser contemplado. Os estudantes poderão ter permanência máxima de um ano no projeto, além de estarem matriculados até o penúltimo ano da graduação.

O candidato deverá ter disponibilidade de ir ao hospital de segunda à sexta-feira. A carga horária é de 20 horas semanais. É importante lembrar que a unidade desejada deve ser escolhida pelo candidato no ato da inscrição.

Publicado por: Mogi News
Em: 07/06/11
Por: Laíla Kamegasawa