O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) concluiu nesta semana o texto-base de preparação para a 9ª Conferência Nacional, que será em Brasília, em julho de 2012. Este ano, no entanto, as etapas anteriores já devem ser realizadas entre agosto e novembro. Isto significa que os municípios do Alto Tietê, precisam se organizar para promover as conferências locais.

Nesta edição, o tema sugerido pelo Conanda é a mobilização do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) para a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Para ter acesso ao texto-base, clique aqui.

O Conanda tem incentivado a participação dos adolescentes, inclusive na etapa nacional, na organização do evento, bem como na metodologia.

Nos municípios em que não há  secretaria específica sobre os direitos da criança, cabe ao papel do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar, as funções de protagonistas na elaboração desta conferência. Vale lembrar que toda a população pode participar e contribuir com sugestões para as etapas estaduais e a nacional. É esta política nacional que vai obrigar os governos a adotarem estratégias de ação no combate, por exemplo, a violência doméstica, a exploração sexual infantil, entre outros.

Abaixo, segue uma relação de telefones dos principais conselhos da região:

Conselho Tutelar Ferraz 4674-4378
Conselho Tutelar Poá 4638-1019
Conselho Tutelar Suzano 4747-1341
Casa do Adolescente Itaquá 4642-5884
CMDCA Mogi 4798-4716