O jovem Breno (nome fictício), que cumpriu medida socioeducativa no centro Itaquá II, da Fundação Casa, é o mais novo aluno no curso de Técnico em Radiologia do Senac Campinas. Devido às boas notas no ensino médio e dedicação nas outras atividades, a equipe psicossocial do centro socioeducativo conseguiu bolsa de estudo integral na escola para ele. Por conta disso, foi liberado pelo Judiciário de Itaquaquecetuba.

A liberação de Breno aconteceu no último dia 15. O jovem é originário da cidade de Mogi Mirim. Por isso vai estudar no Senac de Campinas. “Estou realizando um sonho. Quando eu era mais novo tive vários obstáculos que me impediram de ir para escola”, conta o aluno. “Foram vários imprevistos, mas acredito que as pessoas devem sempre buscar uma melhora e que nunca é tarde para voltar a estudar”.

Para Marcos Dalmar, diretor da unidade Itaquá II, o fator preponderante para que o jovem conseguisse a liberação do Judiciário e a bolsa de estudo foi a dedicação de todos os profissionais que atuam no centro. “A equipe de Itaquá II manteve contato constante com o Senac. Quando surgiu a oportunidade, levamos ele para passar por um processo de entrevista, analise de histórico escolar e condição socioeconômica”, conta o diretor.

 

Início das aulas
As aulas iniciaram-se no mês de agosto, mas a liberação de Breno só saiu na segunda quinzena de setembro. Durante este período, o centro socioeducativo Itaquá II garantiu a ida do jovem ao Senac Campinas, para que ele frequentasse as aulas como os outros estudantes. “Procuramos garantir a frequência dele nas aulas, sempre acompanhado por uma equipe de profissionais do centro”, disse o diretor.

 

Destaque no futebol
Além da dedicação aos estudos, Breno também tinha uma outra paixão: o futebol. O jovem sempre se destacou nas práticas esportivas dentro da Fundação, bem mais a que tinha a bola ao alcance dos pés. Inclusive, chegou a ser campeão de um torneio interno de futsal pelo centro socioeducativo Itaquá II.

Pela afinidade que mostrou com a bola, no tempo que esteve internado na unidade, ele passou por um período de teste no Clube Atlético Juventus. Agora, como vai voltar para sua casa, Breno foi convidado pelos dirigentes do Internacional de Limeira a passar por um período de testes no clube, com direito a hospedagem no alojamento.

Da assessoria da Fundação Casa