A reintegração de posse na Favela do Pinheirinho, em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, em São Paulo eclodiu hoje pela madrugada. Neste momento, os blogueiros do Alto Tietê, Leandro de Jesus (Blog de Poá) e Jonny Mendes (Blog da UJS Poá) estão a caminho da comunidade onde acontece um protesto em solidariedade às famílias removidas. A Agência Atitude vai colaborar e atualizar as informações direto da fonte.

Saiba mais
Desde o início da manhã, a Polícia Militar (PM) cumpre uma ordem da Justiça estadual de São Paulo para retirar as 9 mil pessoas que vivem no local há sete anos. O terreno integra a massa falida da empresa Selecta, do investidor Naji Nahas.

Como houve resistência dos moradores, a tropa de choque usou balas de borracha e gás lacrimogêneo contra os ocupantes. Um homem foi ferido por munição real disparado pela Guarda Civil Metropolitana. Ele foi encaminhado para receber atendimento médico na região. Agentes da prefeitura de São José dos Campos e o Corpo de Bombeiros participam da operação.

Segundo os moradores, a PM está descumprindo uma determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. A polícia ainda não se manifestou sobre a ação. Nos últimos dias, a Justiça federal e estadual emitiram decisões contraditórias sobre qual seria esfera competente para arbitrar o conflito.