Crédito: Divulgação

Eliana Carioca, a mais votada para o Conselho Tutelar

Com 583 votos, a estudante de enfermagem Eliana Aparecida Vergna foi a mais votada na eleição para o Conselho Tutelar de Poá, no último domingo, dia 9. Moradora no Jardim Santa Helena, casada e mãe de três filhos, Eliana aos 46 anos é mais conhecida entre amigos como “Eliana Carioca”, graças ao seu sotaque típico, que aos poucos vem sendo modificado por influências paulistas. E foi com esse apelido e o apoio de colegas de seus filhos que conseguiu este feito. Com a voz rouca e expressando estar surpreendida com o resultado, Eliana concedeu entrevista a Agência Atitude e nas suas primeiras palavras, ela destaca quais deverão ser suas prioridades para o cargo.

“Ainda estou digerindo o resultado. Trabalhei bastante para conquistar isso. O que eu não esperava é ser a mais votada. Vi que tenho muitos amigos porque nem familiares tenho aqui. Moram todos no Rio de Janeiro”, disse Eliana sobre como recebeu a notícia do resultado da votação. Carioca afirmou que contava que estaria entre os cinco titulares eleitos porque para ela, não importava a quantidade de votos, mas a presença dentro do órgão que irá ajudar a renovar. Isso porque para os próximos dois anos, todos os conselheiros escolhidos pelo voto popular não tiveram passagem pelo órgão anteriormente. Sobre a escolha de seus colegas Sandra Lima, Waldir da Farmácia, Dolores Baiana e Maria Luciana Panão, Carioca também fica satisfeita com os nomes. “Eu considero um bom resultado. Não conhecia nenhum deles. Fomos nos conhecendo durante a campanha. A gente vai formar uma equipe boa”, acredita.

Carioca resolveu enveredar pelo trabalho social recentemente, ao decidir estudar enfermagem. A nova conselheira, que sempre ajudou as pessoas no trato à saúde, agora decidiu enfrentar um novo desafio. Garantir os direitos das crianças e dos adolescentes poaenses. “Muitas pessoas me incentivaram a me candidatar porque disseram que eu tinha esse perfil de querer ajudar as crianças. Procurei conhecer o trabalho do Conselho Tutelar, fui ver as ocorrências. Quero poder melhorar o lugar que a gente mora para nossas crianças. Ainda não sei como, mas vou trabalhar para isso”, declarou.

Entre suas prioridades, assim como de outros conselheiros, as drogas parecem ser um assunto que está em pauta no município. Eliana e os novos integrantes do órgão poderão colaborar com a Câmara e com a Prefeitura para pensar e planejar políticas públicas de prevenção e tratamento aos dependentes químicos. É isso que a população espera deles, agora mais do que nunca, uma vez que foram eleitos pelos poaenses.