Pelo menos 365 jovens (118 maiores e 253 menores) foram abordados durante operação da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Prevenção à Violência, e do Gabinete Integrado de Prevenção à Violência, formado pela Guarda Civil Municipal (GCM), polícias Civil e Militar, além da Diretoria Regional de Ensino de Suzano, do Conselho Tutelar do município e de outras secretarias municipais.

Destes, nove jovens (5 menores e 4 maiores) foram encaminhados à Delegacia para esclarecerem o consumo de bebidas alcoólicas e narguilé. Os pais dos menores foram chamados à DP para retirarem os filhos e os maiores foram responsabilizados por partilhar bebidas e tabaco com os adolescentes. No final de fevereiro, a PM deteve um adolescente de 17 anos de idade, na Rua Bahia, com 10 trouxas de maconha.

O Gabinete Integrado vem realizando ações preventivas na Praça Cidade das Flores, em especial nas noites de quarta-feira, com o objetivo de coibir e combater o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco (cigarros, narguilé etc) e outras drogas e também evitar a evasão escolar dos jovens.

O trabalho, iniciado em fevereiro, foi intensificando no início deste mês e conta com o apoio do Ministério Público (Promotoria da Infância e Juventude). Durante a ação, policiais militares fazem rondas no entorno da praça, abordagens, busca individual de entorpecentes com apoio de cães farejadores, verificam antecedentes e ainda averiguam a documentação de veículos e motocicletas. Todos os menores são separados e cadastrados pelos conselheiros tutelares com auxílio de guardas municipais e, quando necessário, encaminhados à Delegacia Central de Polícia.

Publicado por: Diário de Suzano
Em: 17/03/2011