Os alunos da Escola Municipal Vereador Augusto dos Santos, no Parque Ecológico de Itaquaquecetuba, participaram na manhã de ontem do projeto Prevenção e Educação no Trânsito, da Polícia Militar. Os alunos do 2º e 3º anos do ensino fundamental assistiram palestra e participaram de atividades educacionais sobre as leis de trânsito. Segundo um dos orientadores da dinâmica e sargento Edson Roque Lino, do 17º Batalhão da Polícia Militar, toda a rede municipal de ensino deve participar desta iniciativa, que já atendeu 150 crianças e adolescentes neste ano.

O sargento ainda destaca que a atividade tem o propósito de despetar a consciência e o compromisso de todos para o comportamento seguro. “O projeto trabalha conceitos de responsabilidade, a consciência dos educandos para os riscos e as várias situações apresentadas no dia-a-dia, por meio de ações educativas”.

O projeto existe em Itaquá desde 2005 e recebe o apoio das secretarias de Trânsito e Educação. No entanto, foi expandido para Poá, no Reino da Garotada, e para Mogi das Cruzes, no Clube de Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os educadores que desejam levar a atividade a escolas podem ligar para 4642-7878 e agendar.

Escolinha
A educação no trânsito já acontece na Escolinha Municipal de Trânsito, localizada no Parque Ecológico. A unidade promove atividades educativas no segmento, principalmente para crianças de 1º a 4º série do ensino fundamental, público ou privado.

A referida unidade é a única do Alto Tietê que dispõe de espaço fixo e destinado única e exclusivamente para simular situações reais, a fim de conscientizar sobre a educação no trânsito. Sob orientação de profissionais do ramo, ao participar dos treinamentos, os alunos assistem vídeos, participam de discussões e aprendem um pouco mais sobre a conduta correta de pedestres e motoristas.

Publicado por: Diário do Alto Tietê
Em: 09/04/2011
Por: Natália Ramos