Na rotina da cobertura policial, é possível perceber um aumento nos casos de pedofilia registrados em delegacias de cidades da região. Nos boletins de ocorrência sobre estupro de vulnerável, ou seja, o abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes de até 14 anos, na maioria dos casos, o perfil dos estupradores são padrastos que se aproveitam de enteadas e fazem ameaças. Já houve registros em que os maníacos são tios, primos e até o próprio pai biológico.

Apesar das delegacias não divulgarem o número de registros sobre estupros contra crianças, praticamente todo mês o DAT publica um caso trágico de abuso sexual infantil. Para se ter uma ideia, no último dia 17, a Polícia Civil em Suzano recebeu a informação de que uma menina de 8 anos teria sido estuprada pelo próprio pai no Jardim Leblon. A esposa descobriu que, toda vez que ela sai de casa, o homem aproveita para molestar a criança.

No dia 15, a delegacia de Itaquaquecetuba registrou um caso de estupro cometido pelo tio da vítima. Ele teria estuprado a sobrinha de 12 anos quando ela foi até sua casa, no Parque Residencial Marengo. Outro caso que chocou a região ocorreu na Vila Moraes em Mogi das Cruzes em janeiro deste ano. Um ajudante, 40, foi preso após estuprar a enteada de 14 anos. A mãe da garota flagrou o companheiro pelado em cima da menina e chamou a polícia.

No ano passado, o DAT publicou pelo menos dez casos de grande repercussão. O mais trágico é do balconista de 52 anos, preso em 10 de março, acusado de estuprar a enteada de 14 anos no Jardim Triângulo, em Ferraz de Vasconcelos. Ele confessou o crime e foi levado à cadeia. No dia seguinte, quando um carcereiro se aproximou da cela, percebeu que o homem havia se suicidado.

Não são apenas os adultos os causadores dessa violência física e psicológica. Em novembro de 2010, três adolescentes foram levados para a Vara da Infância e Juventude de Poá, acusado de abusar de um menino de oito anos. O trio dizia que emprestaria brinquedos, como videogame, caso a criança deixasse eles fazerem tudo o que quisessem com o garoto.

Publicado por: Diário do Alto Tietê
Em: 09/03/2011
Por: Leandro Dilon