As unidades básicas de saúde 24 horas da cidade, que ficam no Jardim Universo, em Jundiapeba, e César de Souza passarão a integrar o sistema Pró-Criança em suas instalações. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) durante a inauguração do posto de saúde do Jardim Ivete, que deve beneficiar 25 mil pessoas.

A mudança, que pretende desafogar o atendimento e diminuir as filas no Pró-Criança no Mogilar, deve acontecer a partir do dia 16 de abril, quando os postos de saúde aumentam sua capacidade e começam a atender como Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Bertaiolli também falou ontem sobre o Sistema Integrado de Saúde (SIS), que já possui 120 mil mogianos inscritos e será lançado na próxima terça-feira em uma reunião pública no Theatro Vasques, às 10 horas.

Na edição de ontem, o Mogi News denunciou o caos no atendimento no Pró-Criança do Mogilar. Alguns pacientes esperaram em média três horas e meia para serem atendidos. A demora teria sido causada porque os médicos de plantão saíram para almoçar na mesma hora. Na ocasião, a Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que além do movimento acima do normal provocado pelo surto de conjuntivite, houve problema com a falta de uma das médicas em razão de um problema pessoal.

De acordo com o prefeito, a descentralização do Pró-Criança irá proporcionar atendimento mais rápido, principalmente para quem mora em bairros mais distantes da área central. “O posto do Jardim Universo será o primeiro a contar com o serviço. Terá um pediatra 24 horas, sala de raio X, farmácia e ambulância de plantão na porta”, garantiu. “Hoje, o Pró-Criança recebe todos os encaminhamentos das demais unidades, e não consegue atender com rapidez a demanda porque é apenas um. Com esta descentralização, isso deve melhorar”, continuou.

Na próxima terça, a Prefeitura vai lançar o SIS, que irá integrar todos os equipamentos de saúde da rede pública. Com um cartão, o paciente terá todos os seus prontuários, receituários e consultas registradas de forma integrada, facilitando o atendimento e continuidade do tratamento em unidades de saúde diferentes. Com toda a rede informatizada, será possível marcar consultas nos postos de saúde, pelo telefone e pela Internet.

Publicado por: Mogi News
Em: 03/04/2011
Por: Jamile Santana