As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) vão entrar em greve a partir de amanhã como forma de reivindicar melhorias à classe de trabalhadores. Ao todo, serão 96 Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo que vão participar do movimento. A confirmação veio do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, que informou que mais de 60% das instituições do Estado foram favoráveis à ação e apontaram grande indignação com relação ao piso salarial e as condições atuais de trabalho.

De acordo com a secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores, Sílvia Elena de Lima, a categoria quer reajuste salarial, que, segundo ela, está defasado desde 2005. O valor de reajuste solicitado é de 58,9% para os docentes e 71,79% para os servidores técnico-administrativos. “Não estamos com evasão de alunos nas escolas, mas de professores e funcionários que não permanecem nas instituições por causa do salário baixo. O vale-refeição, por exemplo, é de R$ 4 por dia e, mesmo assim, alguns não têm o direito”, disse a dirigente sindical. Segundo Sílvia, o governo foi informado sobre a pauta de reivindicações para os trabalhadores porém, não houve posicionamento.

“O governo não havia dado sinal nenhum de melhora, aí, coincidentemente, agora divulgaram que vão anunciar reajuste na sexta-feira, no dia em que a greve for feita”, disse a secretária-geral do sindicato, que completou ainda que, a primeira coisa que fizeram antes de anunciar a greve, foi negociar o aumento. “A gente protocolou um pedido de reajuste no Centro Paula Souza em março e até então ninguém se posicionou”, completou ela.

Outro lado
A assessoria de comunicação do Centro Paula Souza, por sua vez, informou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deverá anunciar hoje o reajuste salarial dos professores e servidores da instituição. Além disso, a assessoria ressalta que está prevista para este ano a aplicação da progressão funcional que tem por objetivo beneficiar os funcionários que apresentarem bom desempenho na carreira.

Publicado por: Diário do Alto Tietê
Em: 12/05/2011
Por: Ariane Noronha