O Alto Tietê evoluiu e garantiu nove medalhas nas finais do Campeonato Paulista de Judô – categorias juvenil (sub-17) e júnior (sub-20), realizadas no último final de semanas no Ginásio do Corinthians. Dos nove pódios, sete foram da associação Palmeiras/Smel, com Aine Schmidt (pentacampeã), Raquel Laurindo (tri) e Gabriel Alves faturando medalhas de ouro; Lucas Gongora Ribeiro foi vice, enquanto Gabriel Novaes, André Santos e Vitor Torrente ficam em terceiro – mesma colocação de Thainy Daiane, da academia Amaro, e Bruna Cardoso, da Suzano Judô.

No ano passado, os judocas da região conseguiram uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze, nestas categorias. “Foi um grande passo. Parece que tenho bola de cristal, porque já esperava esta evolução nesta temporada”, analisou o técnico Paulino Namie, da Palmeiras/Smel.

Dos medalhistas de ouro, apenas Aine tem vaga garantida para o Campeonato Brasileiro, que será no próximo dia 15 no Recife. Raquel Laurindo e Gabriel Novaes terão que fazer uma seletiva com os judocas que estavam defendendo a Seleção Brasileira em torneios europeus. As disputas serão na próxima Terça-feira, no Clube Pinheiros, na Capital.

Os confrontos do final de semana marcaram as primeiras finais da temporada. A da pré-juvenil (sub-15), por exemplo, será realizada no dia 4 de junho, em São José do Rio Preto. A previsão é de que as lutas decisivas das classes mirim, infantil, infanto e sênior sejam realizadas neste mês.

Sistema
Com exceção dos judocas que venceram a Copa São Paulo deste ano – caminho curto para a final do Paulista -, os demais atletas fizeram o caminho mais longo para a decisão.

O caminho mais longo para a final do Paulista envolve disputas nas etapas municipal, regional e estadual do interior – esta última realizada há 15 dias no ginásio Municipal de Mogi, e que envolveu judocas das regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba e do Grande ABC.

Dos municípios da Região do Alto Tietê, 31 judocas se classificaram nas três etapas seletivas, além dos que foram campeões na Copa São Paulo, realizada no final de março.

Publicado por: O Diário de Mogi
Em: 03/05/2011
Por: Gerson Lourenço